Números: Capítulo 14

No capítulo 14 do livro de Números, o povo de Israel, após ouvir o relatório dos espias, se rebela contra Moisés e Arão, desejando voltar ao Egito, e Deus decide punir a geração incrédula, fazendo-os vagar no deserto por 40 anos.


No capítulo 14 do livro de Números, os israelitas, após receberem o relatório negativo dos espias sobre a terra de Canaã, demonstram desânimo e desconfiança em relação a Deus. Eles se queixam e desejam voltar ao Egito, temendo a força dos habitantes da terra prometida. Moisés e Arão tentam acalmar o povo, lembrando-os das promessas de Deus e da sua proteção, mas a multidão se rebela e até considera apedrejar os líderes.

Diante da incredulidade do povo, Deus se manifesta e expressa sua ira, ameaçando destruir os israelitas e começar uma nova nação a partir de Moisés. No entanto, Moisés intercede, pedindo que Deus não destrua o povo, lembrando de sua misericórdia e da sua reputação entre as nações. Como resultado, Deus decide perdoar o povo, mas determina que aqueles que duvidaram não entrarão na terra prometida, condenando-os a vagar pelo deserto por 40 anos até que uma nova geração surja.