Mateus: Capítulo 16

No capítulo 16 de Mateus, Jesus questiona seus discípulos sobre sua identidade e revela que Pedro é a pedra sobre a qual edificará sua igreja, além de prever sua própria morte e ressurreição.


No capítulo 16 do livro de Mateus, Jesus e seus discípulos estão em Cesareia de Filipe, onde Ele questiona seus seguidores sobre a percepção das pessoas a respeito de sua identidade. Os discípulos mencionam que alguns acreditam que Ele é João Batista, Elias ou um dos profetas. Pedro, então, declara que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Em resposta, Jesus elogia Pedro e revela que sobre essa rocha edificará sua igreja, prometendo que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Ele também confere a Pedro as chaves do Reino dos Céus, dando-lhe autoridade para ligar e desligar na terra e no céu.

Após essa declaração, Jesus começa a ensinar seus discípulos sobre sua iminente paixão, morte e ressurreição, o que causa confusão e resistência, especialmente por parte de Pedro, que tenta dissuadi-lo. Jesus, por sua vez, repreende Pedro, afirmando que ele não está pensando nas coisas de Deus, mas nas dos homens. O capítulo conclui com Jesus falando sobre a necessidade de renúncia pessoal e o custo do discipulado, enfatizando que aqueles que quiserem segui-lo devem tomar sua cruz e que a verdadeira vida é encontrada na entrega a Ele.