Lucas: Capítulo 5

No capítulo 5 do livro de Lucas, Jesus chama seus primeiros discípulos, realiza milagres de cura e ensina sobre a importância da fé e do arrependimento.


No capítulo 5 do livro de Lucas, Jesus realiza milagres que demonstram seu poder divino e sua autoridade. O capítulo começa com a cena em que Jesus prega à multidão à beira do lago de Genesaré e, após pedir a Simão Pedro que lançasse as redes, realiza uma pesca milagrosa, resultando em uma grande quantidade de peixes. Impressionado, Simão se prostra diante de Jesus, que o chama para ser “pescador de homens”, convidando-o a segui-lo junto com outros discípulos.

Em seguida, Jesus cura um leproso e um paralítico, mostrando compaixão e desafiando as normas sociais da época. A cura do paralítico, que é descido pelo telhado por seus amigos, destaca a fé deles e a autoridade de Jesus para perdoar pecados. O capítulo termina com a chamada de Levi, o coletor de impostos, que se torna um discípulo e organiza um banquete em honra a Jesus, enfatizando a missão de Cristo de buscar e salvar os perdidos, desafiando as críticas dos fariseus sobre sua associação com pecadores.