Juízes: Capítulo 11

No capítulo 11 do livro de Juízes, Jefté faz um voto imprudente a Deus antes de liderar Israel contra os amonitas, prometendo sacrificar a primeira pessoa que encontrar ao voltar vitorioso, o que acaba levando a um trágico desfecho.


No capítulo 11 do livro de Juízes, encontramos a história de Jefté, um guerreiro valente, mas filho de uma prostituta, que foi expulso por seus meio-irmãos e se estabeleceu em Tob. Quando os amonitas ameaçam Israel, os anciãos de Gileade buscam Jefté para liderar o exército e combater os invasores. Após relutância, Jefté aceita a liderança sob a condição de que, se vencer, será reconhecido como chefe de Gileade.

Antes da batalha, Jefté tenta negociar com os amonitas, explicando que Israel não havia tomado suas terras, mas a resposta é negativa. Em um ato de fé, Jefté faz um voto ao Senhor, prometendo oferecer como sacrifício a primeira coisa que sair de sua casa ao retornar vitorioso. Após a batalha, Jefté é vitorioso, mas ao voltar para casa, se depara com sua filha, sua única filha, que sai ao seu encontro. O capítulo termina com a angústia de Jefté, que cumpre seu voto, refletindo sobre as consequências de suas promessas.