Josué: Capítulo 24

No capítulo 24 do livro de Josué, o povo de Israel é convocado a renovar sua aliança com Deus, escolhendo servir ao Senhor e rejeitando outros deuses, enquanto Josué reafirma sua determinação de servir ao Senhor.


No capítulo 24 do livro de Josué, o líder israelita convoca todas as tribos de Israel em Siquém para uma assembleia, onde ele relembra o povo sobre a história da sua libertação do Egito e as promessas de Deus. Josué destaca as obras poderosas de Deus, desde a escolha de Abraão até a conquista da terra prometida, enfatizando a fidelidade divina ao longo das gerações. Ele exorta os israelitas a escolherem a quem servir: aos deuses que seus antepassados adoraram ou ao Senhor, que os trouxe até ali.

Após a declaração de Josué sobre sua própria decisão de servir ao Senhor, o povo responde afirmando sua intenção de seguir a Deus, reconhecendo suas obras e promessas. Josué, então, estabelece um pacto entre o Senhor e o povo, e ergue uma pedra como testemunha desse compromisso. O capítulo conclui com a morte de Josué e o sepultamento em sua terra natal, além da menção da morte de Eleazar, filho de Arão, e a continuidade da adoração ao Senhor entre os israelitas.