João: Capítulo 8

No capítulo 8 do livro de João, Jesus defende uma mulher acusada de adultério, proclamando que Ele é a luz do mundo e revelando sua divindade ao afirmar que antes de Abraão existir, Ele já era.


No capítulo 8 do Evangelho de João, Jesus ensina no templo e é confrontado por fariseus que trazem uma mulher acusada de adultério, tentando armá-lo em uma questão legal. Eles perguntam se ela deve ser apedrejada, conforme a Lei de Moisés. Jesus responde com a famosa frase: “Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.” Um a um, os acusadores se afastam, e Jesus, ao ficar sozinho com a mulher, a perdoa e a instrui a não pecar mais.

O capítulo também destaca a identidade de Jesus como a luz do mundo. Ele declara que quem o segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Jesus discute sua origem divina e a relação com o Pai, afirmando que sua testemunha é verdadeira. Ele provoca a ira dos líderes religiosos ao afirmar que antes de Abraão existir, Ele já era, fazendo uma clara afirmação de sua divindade. O capítulo termina com os judeus tentando apedrejá-lo, mas Jesus se retira sem ser ferido.