João: Capítulo 5

No capítulo 5 do livro de João, Jesus cura um homem paralítico na piscina de Betesda e enfrenta a oposição dos líderes religiosos por realizar essa cura no sábado.


No capítulo 5 do Evangelho de João, Jesus chega a Jerusalém e encontra um homem enfermo que estava há 38 anos à beira de um tanque chamado Betesda, onde se acreditava que a água se movia e curava os doentes. Jesus pergunta ao homem se ele deseja ser curado e, após o homem expressar sua impotência para entrar na água, Jesus o cura, ordenando que ele pegue sua cama e ande. Este milagre ocorre em um dia de sábado, o que provoca a indignação dos líderes religiosos, que veem a ação de Jesus como uma violação da lei sabática.

Após a cura, o homem é confrontado pelos fariseus, que questionam sua obediência à lei ao carregar sua cama no sábado. O homem, então, revela que foi Jesus quem o curou. Em resposta, os líderes religiosos começam a perseguir Jesus, acusando-o de violar o sábado e de se fazer igual a Deus, ao chamar a Deus de seu Pai. Jesus, por sua vez, defende sua autoridade divina, afirmando que está sempre em ação, assim como o Pai, e explicando a relação única que tem com Deus, o que intensifica ainda mais a hostilidade dos líderes religiosos em relação a ele.