Jeremias: Capítulo 35

No capítulo 35 de Jeremias, os recabitas são elogiados por sua fidelidade às tradições de seus antepassados, contrastando com a infidelidade do povo de Judá em relação a Deus.


No capítulo 35 do livro de Jeremias, Deus instrui o profeta a convidar os recabitas, uma família que se absteve de vinho e de habitar em casas, para que se reunam no templo. Jeremias apresenta os recabitas a Deus como um exemplo de obediência e fidelidade às suas tradições, contrastando com a infidelidade do povo de Judá. Os recabitas, representando uma linhagem que seguiu as instruções de seu ancestral Jonadabe, recusam-se a beber vinho, demonstrando sua lealdade às suas promessas.

Deus, então, usa a obediência dos recabitas para advertir os habitantes de Judá sobre suas transgressões e a necessidade de arrependimento. Ele declara que, enquanto os recabitas permanecerão firmes em suas decisões, o povo de Judá enfrentará consequências por sua desobediência. O capítulo enfatiza a importância da fidelidade às promessas e a seriedade das advertências divinas, mostrando que a obediência a Deus é fundamental para a preservação e bênção de um povo.