Êxodo: Capítulo 1

O capítulo 1 de Êxodo descreve a opressão dos israelitas no Egito, onde se multiplicam e são escravizados pelos egípcios temerosos de sua crescente população.


No capítulo 1 do livro de Êxodo, a narrativa começa com a descrição da proliferação dos israelitas no Egito, onde eles se tornaram uma grande nação após a morte de José e de seus irmãos. Com o tempo, um novo faraó, que não conhecia José, ascende ao poder e se preocupa com o crescimento dos hebreus, temendo que eles se tornem uma ameaça em caso de guerra. Para controlar a população israelita, o faraó impõe trabalho forçado e escravidão, obrigando-os a construir cidades e realizar tarefas pesadas.

Diante da opressão, o faraó decide adotar medidas mais drásticas, ordenando que todos os recém-nascidos do sexo masculino sejam lançados no rio Nilo, enquanto as meninas deveriam ser poupadas. Apesar da brutalidade das ordens, as parteiras hebreias, Shifrá e Puá, desobedecem ao faraó, temendo a Deus e salvando os meninos. O capítulo termina destacando a resistência dos israelitas, que continuam a se multiplicar, mesmo sob a opressão, o que leva o faraó a intensificar suas políticas de controle.