Ester: Capítulo 4

No capítulo 4 do livro de Ester, Mordecai informa a Ester sobre o decreto de extermínio dos judeus e a convence a interceder junto ao rei para salvar seu povo.


No capítulo 4 do livro de Ester, a situação se torna crítica para os judeus após a decretação do rei Assuero, que ordenou a sua destruição por meio de um edito assinado por Hamã. Mordecai, primo e tutor de Ester, veste-se de pano de saco e cinzas, demonstrando seu luto e desespero pela iminente ameaça ao seu povo. Ele envia mensagens a Ester, instando-a a interceder junto ao rei em favor dos judeus, lembrando-a de que, apesar de sua posição como rainha, ela também pode ser alvo do edito.

Ester, inicialmente hesitante devido ao risco de se apresentar ao rei sem ser chamada, reflete sobre a situação e reconhece a importância de sua intervenção. Ela decide agir, pedindo que Mordecai reúna os judeus para jejuar por três dias em seu favor. Ester se prepara para se apresentar ao rei, determinada a fazer o que for necessário para salvar seu povo, mesmo que isso signifique arriscar sua própria vida.