Jonas: Capítulo 3

No capítulo 3 do livro de Jonas, o profeta obedece à ordem de Deus, vai a Nínive e proclama a mensagem de arrependimento, levando os ninivitas a se converterem e a se voltarem para Deus.


No capítulo 3 do livro de Jonas, após ser libertado do grande peixe, Jonas recebe uma segunda ordem de Deus para ir à cidade de Nínive e pregar contra a sua maldade. Obedecendo à ordem divina, Jonas entra na cidade e proclama uma mensagem de arrependimento, alertando que Nínive será destruída em quarenta dias. A mensagem impacta os habitantes da cidade, que acreditam em Deus e se vestem de pano de saco, desde os mais humildes até o rei, que decreta um jejum e um arrependimento coletivo.

A resposta do povo de Nínive é imediata e sincera; eles se voltam para Deus, abandonando suas práticas malignas. Diante do arrependimento genuíno dos ninivitas, Deus decide não levar a cabo a destruição que havia anunciado, mostrando Sua misericórdia e disposição para perdoar aqueles que se arrependem de seus pecados. Este capítulo destaca a importância do arrependimento e a compaixão divina, revelando que até mesmo as nações consideradas ímpias podem encontrar graça quando se voltam para Deus.