2 Crônicas: Capítulo 36

O capítulo 36 de 2 Crônicas relata a queda de Judá, a destruição de Jerusalém pelos babilônios e o exílio do povo, culminando na promessa de restauração após 70 anos.


O capítulo 36 de 2 Crônicas narra o fim do reino de Judá e a destruição de Jerusalém. O capítulo começa com a descrição do reinado de Jeoaquim, que fez o que era mau aos olhos do Senhor. Após seu reinado, Jeoaquim foi sucedido por seu filho Jeconias, que também não seguiu os caminhos de Deus. O Senhor enviou profetas para advertir o povo, mas eles ignoraram as mensagens e continuaram em sua desobediência. Como resultado, Deus permitiu que Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadisse Judá, levando o povo ao exílio e destruindo o templo.

O capítulo conclui com a descrição do exílio do povo de Judá e a devastação de Jerusalém. O templo foi queimado, e a cidade foi arrasada. O povo foi levado cativo para a Babilônia, onde permaneceu até que a profecia de Jeremias se cumprisse. O capítulo termina com a menção do decreto de Ciro, rei da Pérsia, que permitiu que os exilados retornassem a Jerusalém e reconstruíssem o templo, marcando um novo começo para o povo de Israel.