1 Reis: Capítulo 22

No capítulo 22 de 1 Reis, o rei Acabe de Israel consulta profetas sobre a guerra contra Aram, mas é advertido por Micaías sobre sua morte iminente, que se cumpre na batalha.


No capítulo 22 de 1 Reis, o rei Acabe de Israel busca a aliança com o rei Josafá de Judá para enfrentar a cidade de Ramote-Gileade, que estava sob controle da Síria. Antes de partir para a batalha, Acabe convoca profetas para obter conselhos sobre a guerra. A maioria dos profetas, incentivados por um espírito de engano, profetiza vitória, mas o profeta Micaías, que é chamado a contragosto, revela que a verdade é diferente: ele profetiza a derrota de Acabe e a morte do rei na batalha.

Desconsiderando o aviso de Micaías, Acabe decide seguir em frente com a guerra. Durante a batalha, Acabe tenta se disfarçar para evitar ser reconhecido, mas acaba sendo ferido mortalmente por um tiro de arco. O capítulo termina com a morte de Acabe e o lamento de seu povo, cumprindo assim a profecia de Micaías e mostrando as consequências da desobediência a Deus.