1 Reis: Capítulo 18

No capítulo 18 de 1 Reis, o profeta Elias confronta os profetas de Baal no Monte Carmelo, demonstrando o poder de Deus ao fazer descer fogo do céu para consumir o sacrifício.


No capítulo 18 do livro de 1 Reis, o profeta Elias confronta o rei Acabe de Israel, que havia se afastado do Deus de Israel e seguido os ídolos, especialmente Baal. Elias propõe um desafio para demonstrar quem é o verdadeiro Deus: ele e os profetas de Baal realizariam sacrifícios em altares separados, e o Deus que respondesse com fogo seria reconhecido como o verdadeiro Deus. Os profetas de Baal tentam invocar seu deus durante todo o dia, mas não obtêm resposta, enquanto Elias, após preparar seu altar e molhar a oferta, clama ao Senhor, que responde com fogo, consumindo o sacrifício, a lenha e até mesmo as pedras do altar.

Após a vitória de Elias, ele ordena que os profetas de Baal sejam capturados e, em seguida, ele ora a Deus para que a seca que assolava a terra termine. Deus responde enviando uma chuva abundante, demonstrando seu poder e reafirmando a autoridade de Elias como profeta. O capítulo destaca a luta entre a adoração ao Deus verdadeiro e a idolatria, além de enfatizar a importância da fé e da obediência a Deus.