Juízes: Capítulo 20

No capítulo 20 do livro de Juízes, os israelitas se reúnem para vingar a atrocidade cometida em Gibeá, resultando em uma guerra contra a tribo de Benjamim.


No capítulo 20 do livro de Juízes, a narrativa se concentra na resposta de Israel ao crime cometido em Gibeá, onde um levita teve sua concubina violentada e morta. Em resposta a esse ato horrendo, as tribos de Israel se reúnem em Mizpá para deliberar sobre como punir os responsáveis. Após um clamor unânime por justiça, eles decidem atacar a cidade de Gibeá, que se recusou a entregar os culpados.

O capítulo descreve a mobilização das tribos, que se unem para enfrentar os benjamitas, que defendem Gibeá. Apesar de serem em menor número, os benjamitas lutam bravamente, resultando em pesadas perdas para as tribos de Israel. Após várias batalhas, Israel finalmente consegue derrotar os benjamitas, mas a vitória é amarga, pois muitos israelitas também perdem a vida, e a destruição de Gibeá e a quase extinção da tribo de Benjamim levantam questões sobre a moralidade e as consequências da vingança.