Juízes: Capítulo 8

No capítulo 8 do livro de Juízes, Gideão derrota os midianitas, mas enfrenta desafios com os efraimitas e lida com a rebelião de algumas cidades israelitas que se recusam a ajudá-lo.


No capítulo 8 do livro de Juízes, Gideão, após derrotar os midianitas, enfrenta a resistência de algumas tribos israelitas, especialmente os efraimitas, que se sentem desvalorizados por não terem sido convocados para a batalha. Gideão, com sabedoria, apazigua os ânimos, elogiando a contribuição dos efraimitas e destacando suas vitórias sobre os príncipes midianitas. Em seguida, Gideão e seus homens continuam a perseguição dos midianitas, capturando dois príncipes, Zebá e Salmuna, e, ao encontrá-los, Gideão busca justiça pela morte de seus irmãos.

O capítulo também relata a recusa de Gideão em se tornar rei de Israel, afirmando que o Senhor é quem deve governar o povo. Após a vitória, ele pede aos israelitas que lhe ofereçam ouro, com o qual faz um efode, que acaba se tornando um objeto de adoração, levando o povo a se desviar. O capítulo conclui com a morte de Gideão e a descrição de sua família, ressaltando que, após sua morte, os israelitas voltaram a adorar outros deuses, esquecendo-se do Senhor e das obras que Ele havia realizado por meio de Gideão.