Josué: Capítulo 9

No capítulo 9 do livro de Josué, os gibeonitas enganam os israelitas, fazendo-se passar por mensageiros de uma terra distante para garantir um tratado de paz, que os israelitas aceitam sem consultar a Deus.


No capítulo 9 do livro de Josué, os gibeonitas, temendo a conquista dos israelitas, elaboram um plano astuto para enganar Josué e os líderes de Israel. Eles se disfarçam como mensageiros de uma terra distante, vestindo roupas velhas e levando pão mofado, e pedem um tratado de paz com os israelitas. Josué e os príncipes, sem consultar o Senhor, aceitam a proposta e fazem um pacto com eles, garantindo que não os atacariam.

Após três dias, os israelitas descobrem que os gibeonitas eram, na verdade, habitantes da terra de Canaã. Apesar da traição, os líderes de Israel decidem honrar o pacto feito, poupando os gibeonitas, mas os condenam a se tornarem servos, cortadores de lenha e carregadores de água para a congregação e para o altar do Senhor. Assim, o capítulo destaca a importância da fidelidade aos compromissos, mesmo quando feitos sob engano.