2 Coríntios: Capítulo 3

No capítulo 3 de 2 Coríntios, Paulo contrasta o ministério da nova aliança, que traz vida e liberdade, com o ministério da antiga aliança, que era marcado pela condenação e morte.


No capítulo 3 de 2 Coríntios, o apóstolo Paulo contrasta o ministério da nova aliança, que é baseado no Espírito, com o ministério da antiga aliança, que era escrito em tábuas de pedra. Ele enfatiza que a antiga aliança trouxe morte e condenação, enquanto a nova aliança, que é mediada por Cristo, traz vida e justiça. Paulo destaca que o ministério do Espírito é glorioso e transforma os crentes, permitindo que eles reflitam a glória de Deus.

Além disso, Paulo menciona que, assim como Moisés usava um véu para cobrir seu rosto após encontrar-se com Deus, os israelitas ainda estão com o coração endurecido e não conseguem ver a plenitude da glória de Deus revelada em Cristo. Ele afirma que, na nova aliança, todos os que se voltam para o Senhor têm o véu removido e podem contemplar a glória de Deus, sendo transformados à sua imagem, de glória em glória.