1 Samuel: Capítulo 20

No capítulo 20 de 1 Samuel, Jonatas e Davi fazem um pacto de amizade, onde Jonatas promete ajudar Davi a escapar da ira do rei Saul.


No capítulo 20 de 1 Samuel, Davi e Jônatas, o filho do rei Saul, se encontram em um momento de grande tensão e amizade. Davi expressa seu medo de que Saul esteja determinado a matá-lo, e Jônatas, que não acredita que seu pai faria algo tão cruel, decide ajudá-lo. Eles elaboram um plano para que Jônatas possa descobrir as intenções de Saul. Jônatas promete a Davi que, se o rei estiver realmente hostil, ele o avisará através de um sinal durante um banquete em que Davi deveria estar presente.

Durante o banquete, Saul percebe a ausência de Davi e, ao questionar Jônatas, fica furioso ao saber que seu filho defende o amigo. Jônatas, então, confirma a lealdade de Davi e, ao retornar ao campo, se despede dele com um profundo sentimento de tristeza e amizade. Eles reafirmam seu pacto de lealdade, reconhecendo que, apesar das dificuldades, a amizade e o compromisso entre eles são mais fortes do que as circunstâncias adversas.