1 Reis: Capítulo 13

No capítulo 13 de 1 Reis, um profeta de Judá desobedece a Deus ao aceitar a hospitalidade de um profeta de Betel, resultando em sua morte como punição divina.


No capítulo 13 do livro de 1 Reis, um profeta de Judá é enviado por Deus para confrontar o rei Jeroboão de Israel, que havia estabelecido um culto em Betel, afastando-se da adoração ao Senhor. O profeta denuncia o altar que Jeroboão havia construído e profetiza que um filho chamado Josias, que ainda não havia nascido, destruiria os altares idólatras. Jeroboão tenta prender o profeta, mas sua mão se seca, e ao clamar ao Senhor, sua mão é restaurada, demonstrando o poder de Deus.

Após cumprir sua missão, o profeta recebe instruções de Deus para não comer nem beber em Betel, mas um profeta mais velho engana-o, dizendo que também recebeu uma mensagem de Deus para que ele se ficasse. O profeta desobedece e vai à casa do profeta mais velho, mas, ao retornar, é atacado por um leão e morre, cumprindo assim a profecia de sua desobediência. O capítulo destaca a importância da fidelidade à palavra de Deus e as consequências da desobediência.